De volta a 2010.
O clássico equilibrado do Maracanã deve ser visto pelos dois lados.
*O que ganhou e o que perdeu.
*O que teve mais frieza e competência para decidir em contraste ao que teve uma boa atuação, porém mais uma vez falhou no momento chave da partida.
*O que já está pronto contra aquele que estava muito bem encaminhado mas que resolveu pôr tudo em xeque após perder uma simples decisão da Taça Guanabara.
*E, mais importante de tudo que aconteceu hoje no chuvoso Maracanã, foi a vitória do time que soube converter seu único pênalti no clássico contra um adversário que teve dois a favor e conseguiu perder ambos.
*Flamengo 1 x 0 Vasco. Gol de Adriano. De pênalti. A tal da penalidade máxima oferecida duas vezes a Dodô e que ele, gentilmente, optou por consagrar Bruno.
Assim foi o Clássico dos Milhões, na sua mais nova edição. O Flamengo fez o dele. Superou seus problemas, entrou com Adriano em campo e, mesmo que o Imperador tenha sido discreto, resolveu quando foi preciso. Os rubro-negros fizeram uma partida segura. Em alguns momentos, passaram por dificuldades. O Vasco estava bem na partida. Mas o Fla é um time que tem recursos, qualidade, sabe o quer e não costuma jogar a sorte pela janela. O Flamengo fez a parte dele no Maracanã.
O Vasco, também. Só não teve um cobrador de pênalti. Jogou com postura, atitude, encarou o Flamengo, jogou em cima, atacou e foi atacado. Enfim, fez um jogo típico de grande contra grande. Mas falhou quando não poderia. Dodô quis bater o primeiro pênalti. Atrasou para Bruno. No segundo, ele não tinha nada a ganhar. Só poderia perder.
Queimado pela torcida, sem prestígio com a comissão técnica – só entrou em campo porque Carlos Alberto foi vetado -, ele insistiu em bater pela segunda vez.
Contrariou Jefferson e Phillippe Coutinho, o melhor jogador em campo, que queriam poupá-lo daquela tortura. Dodô, com jeito de dono time, pôs a bola debaixo do braço e fracassou novamente. E também errou Vagner Mancini, que não deveria ter permitido o erro dobrado. Se é que deveria tre posto Dodô em campo…
Enfim, o Vasco teve a melhor chance de sair da sua depressão pós Taça GB. Se vencesse o Fla, ou mesmo empatasse jogando bem, ganharia de novo a confiança dos torcedores. Mas, não. Perdeu de novo. E de novo de forma traumática.
Dizem que pênalti é tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube. Não é para tanto. Pênalti é sim tão importante que deveria, simplesmente, ser bem batido. Apenas isso. O presidente Roberto Dinamite poderia dar uma palestra sobre o tema para Dodô. Seria interessante. O clássico do Maracanã teve três pênaltis marcados. E foi vencido pelo time que converteu um. Matemática estranha. Mas que a excessiva frieza de Dodô transformou em algo mais do que real.
PS1: não adianta os vascaínos reclamarem do pênalti mal marcado em Leo Moura e que terminou no gol de Adriano. Realmente não foi. Mas houve um claríssimo no primeiro tempo em cima do mesmo Leo Moura. Não marcado. Critérios da nossa fantástica arbitragem.
PS2: demitir Vagner Mancini é o melhor caminho? Creio que não. Afinal, ele fez o Vasco jogou bem o clássico. E, pelo que me consta, treinador não bate pênalti. Mas concordo que ele errou ao não ter imposto sua posição sobre quem deveria fazer a segunda cobrança. E esse detalhe, aliado aos maus resultados, o deixará ainda mais fragilizado em São Januário.
-----------------------------
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO: Bruno; Léo Moura, Álvaro, Fabrício e Juan; Toró, Willians, Kleberson (Rodrigo Alvim, 25'/2ºT) e Vinícius Pacheco (Petkovic, 30'/2ºT); Vagner Love (Ronaldo Angelim, 46'/2ºT) e Adriano. Técnico: Andrade.
VASCO: Fernando Prass; Fernando, Titi e Gustavo (Rodrigo Pimpão, 26'/2ºT); Élder Granja, Paulinho (Léo Gago, 40'/2ºT), Rafael Carioca, Phillipe Coutinho e Márcio Careca; Rafael Coelho (Jeferson, 19'/2ºT) e Dodô. Técnico: Vágner ManciniEstádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Renda/público: 30.214 pagantes
Cartões amarelos: Willians, Adriano, Vagner Love (FLA); Paulinho, Márcio Careca, Fernando Prass, Élder Granja, Titi (VAS)
Cartões vermelhos: Jeferson, final da partida (VAS)
GOLS: Adriano, 5'/2ºT (1-0);
-------------------------------------
Feitor Por: Victor Hugo Massa
Contato: victorhgma@hotmail.com


Putz, Dodô muito burro --'
ResponderExcluir