segunda-feira, 15 de março de 2010

Resenha: Flamengo 1 x 0 Vasco

(…Certa vez, Roberto Dinamite perdeu dois pênaltis no mesmo jogo. Foi a única vez na sua carreira. Foi contra o América, no Estadual de 1979. A primeira cobrança foi para fora. A segunda estourou no travessão. Ganhou vaias, mas logo passaram. Os torcedores sabiam que ele resolvia e que tinha, naquele momento, algo em torno de 400 gols com a camisa do clube. No total, fez 698. O passado do artilheiro se sobrepôs ao duplo equívoco daquela tarde…)

De volta a 2010.









O clássico equilibrado do Maracanã deve ser visto pelos dois lados.

*O que ganhou e o que perdeu.

*O que teve mais frieza e competência para decidir em contraste ao que teve uma boa atuação, porém mais uma vez falhou no momento chave da partida.

*O que já está pronto contra aquele que estava muito bem encaminhado mas que resolveu pôr tudo em xeque após perder uma simples decisão da Taça Guanabara.

*E, mais importante de tudo que aconteceu hoje no chuvoso Maracanã, foi a vitória do time que soube converter seu único pênalti no clássico contra um adversário que teve dois a favor e conseguiu perder ambos.

*Flamengo 1 x 0 Vasco. Gol de Adriano. De pênalti. A tal da penalidade máxima oferecida duas vezes a Dodô e que ele, gentilmente, optou por consagrar Bruno.




















Assim foi o Clássico dos Milhões, na sua mais nova edição. O Flamengo fez o dele. Superou seus problemas, entrou com Adriano em campo e, mesmo que o Imperador tenha sido discreto, resolveu quando foi preciso. Os rubro-negros fizeram uma partida segura. Em alguns momentos, passaram por dificuldades. O Vasco estava bem na partida. Mas o Fla é um time que tem recursos, qualidade, sabe o quer e não costuma jogar a sorte pela janela. O Flamengo fez a parte dele no Maracanã.

O Vasco, também. Só não teve um cobrador de pênalti. Jogou com postura, atitude, encarou o Flamengo, jogou em cima, atacou e foi atacado. Enfim, fez um jogo típico de grande contra grande. Mas falhou quando não poderia. Dodô quis bater o primeiro pênalti. Atrasou para Bruno. No segundo, ele não tinha nada a ganhar. Só poderia perder.

Queimado pela torcida, sem prestígio com a comissão técnica – só entrou em campo porque Carlos Alberto foi vetado -, ele insistiu em bater pela segunda vez.

Contrariou Jefferson e Phillippe Coutinho, o melhor jogador em campo, que queriam poupá-lo daquela tortura. Dodô, com jeito de dono time, pôs a bola debaixo do braço e fracassou novamente. E também errou Vagner Mancini, que não deveria ter permitido o erro dobrado. Se é que deveria tre posto Dodô em campo…

Enfim, o Vasco teve a melhor chance de sair da sua depressão pós Taça GB. Se vencesse o Fla, ou mesmo empatasse jogando bem, ganharia de novo a confiança dos torcedores. Mas, não. Perdeu de novo. E de novo de forma traumática.

chucaDizem que pênalti é tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube. Não é para tanto. Pênalti é sim tão importante que deveria, simplesmente, ser bem batido. Apenas isso. O presidente Roberto Dinamite poderia dar uma palestra sobre o tema para Dodô. Seria interessante. O clássico do Maracanã teve três pênaltis marcados. E foi vencido pelo time que converteu um. Matemática estranha. Mas que a excessiva frieza de Dodô transformou em algo mais do que real.

PS1: não adianta os vascaínos reclamarem do pênalti mal marcado em Leo Moura e que terminou no gol de Adriano. Realmente não foi. Mas houve um claríssimo no primeiro tempo em cima do mesmo Leo Moura. Não marcado. Critérios da nossa fantástica arbitragem.

PS2: demitir Vagner Mancini é o melhor caminho? Creio que não. Afinal, ele fez o Vasco jogou bem o clássico. E, pelo que me consta, treinador não bate pênalti. Mas concordo que ele errou ao não ter imposto sua posição sobre quem deveria fazer a segunda cobrança. E esse detalhe, aliado aos maus resultados, o deixará ainda mais fragilizado em São Januário.

-----------------------------

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO: Bruno; Léo Moura, Álvaro, Fabrício e Juan; Toró, Willians, Kleberson (Rodrigo Alvim, 25'/2ºT) e Vinícius Pacheco (Petkovic, 30'/2ºT); Vagner Love (Ronaldo Angelim, 46'/2ºT) e Adriano. Técnico: Andrade.

VASCO: Fernando Prass; Fernando, Titi e Gustavo (Rodrigo Pimpão, 26'/2ºT); Élder Granja, Paulinho (Léo Gago, 40'/2ºT), Rafael Carioca, Phillipe Coutinho e Márcio Careca; Rafael Coelho (Jeferson, 19'/2ºT) e Dodô. Técnico: Vágner Mancini

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Renda/público: 30.214 pagantes

Cartões amarelos: Willians, Adriano, Vagner Love (FLA); Paulinho, Márcio Careca, Fernando Prass, Élder Granja, Titi (VAS)
Cartões vermelhos: Jeferson, final da partida (VAS)

GOLS: Adriano, 5'/2ºT (1-0);

-------------------------------------Bloco de texto

Feitor Por: Victor Hugo Massa

Contato: victorhgma@hotmail.com

Um comentário: